Fazer um brunch em casa é uma ótima maneira de receber visitas com uma mesa elegante de maneira mais informal. Esse termo é uma combinação das palavras inglesas “breakfast”, que significa café da manhã, e “lunch”, que significa almoço. Assim, esse é um evento que acontece no fim da manhã e no início da tarde e tem se tornado bastante popular.
Neste texto, trouxemos as principais informações para ajudar a você a preparar um brunch com mais facilidade. Preste atenção nas dicas e boa leitura!
1. Saiba o que servir
Sendo intermediário entre o café da manhã e o almoço, o brunch deve combinar elementos dessas duas refeições, de modo que haja bastante variedade. Isso é válido tanto para a comida quanto para a bebida, de modo que as opções sejam de qualidade.
Os pães são uma boa pedida, podendo ser baguetes, pães italianos, salgados ou doces, com ou sem sementes. Os recheados também são ótimos, mas as versões tradicionais são mais versáteis. É preciso contar com patês, pastas e dips, além de queijos, presuntos, salames e outros tipos de frios para combinar com esses pães. Um bom exemplo disso são as pastas árabes babaganush e homus tahine, que acompanham bem o pão sírio.
Bolos simples devem estar no seu cardápio, como o de fubá, o de laranja e até mesmo o brownie. Biscoitos caseiros e cupcakes também são bem-vindos. Devem ser oferecidas frutas inteiras, fatiadas, salada ou na versão de compota ou geleia. Caldas quentes feitas com frutas da estação são uma forma criativa de incrementar os pratos.
As saladas, principalmente as de folhas, não podem faltar. Além disso, é preciso contar com pratos quentes como quiches, tortas e salmão defumado.
Entre as bebidas, sucos naturais, água e vinho branco são os mais comuns. Espumante, champanhe e até cerveja, dependendo da informalidade, cabem nesse evento. Não se esqueça do café e do chá, que pode aparecer na versão gelada se o clima estiver quente. Para o inverno, chocolate quente e cappuccino devem ser incluídos. Drinks como mimosa, bloody mary e irish coffee trazem um charme a mais ao momento.
2. Planeje a decoração
A decoração deve sempre privilegiar a sofisticação e a leveza. Tradicionalmente, os brunchs são servidos em forma de buffet, mas em casa você pode utilizar o que estiver disponível. Se você tem um aparador ou o móvel buffet em sua sala de jantar, aí devem ser servidos os pratos. Mas é possível fazer isso na própria mesa de jantar.
É preferível que a roupa de mesa utilizada seja em tons pastel, podendo ter detalhes como bordados e renda inglesa. Os arranjos de flores são essenciais para a composição do ambiente, que podem ser dispostos em vasos próprios ou em garrafas de bebida ou de molhos, o que confere um ar rústico ao evento.
3. Veja os utensílios que são necessários
Ao planejar o seu brunch em casa, tenha em mente que é preciso contar com alguns utensílios para a montagem de uma mesa elegante e para o conforto dos seus convidados. Os alimentos podem ser servidos em travessas de prata, de cerâmica ou até de porcelana. Para as tortas, pratos de pés altos garantem o destaque merecido.
Taças, copos, xícaras, pratos e talheres devem ser preparados especialmente para a ocasião. Se você não tiver esses utensílios em número suficiente ou se não forem adequados, vale a pena alugar de empresas especializadas.
Realizar um brunch em casa é uma ótima maneira de recepcionar os amigos porque o clima descontraído cria uma melhor ambientação que incentiva as conversas, estreitando as relações. Com essas dicas, ficará mais fácil fazer um evento de sucesso que será inesquecível dentro do seu círculo de amizades!
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e descubra quais taças escolher para cada ocasião!