Na hora de decorar a casa, usar vasos decorativos faz toda a diferença. Eles deixam o ambiente mais elegante e bonito. Trazem o frescor do verde com plantas para dentro do seu lar. Mas também podem ser usados sem nada dentro, apenas para decorar um móvel e deixá-lo mais sofisticado.
Os vasos são muito versáteis e podem ser usados de várias maneiras, em todos os cômodos, desde a sala até o banheiro. Eles são feitos de diferentes materiais, como cristal, vidro, porcelana, barro, plástico, metal etc.
A relação desses itens com a sofisticação vem desde a Grécia antiga. No século XVII começaram a ser feitos em material nobre, como o mármore, para serem usados na decoração de grandes salões. No início, abrigavam flores naturais, mas a partir do século seguinte já recebiam as artificiais também.
Conheça, agora, algumas maneiras de usar vasos decorativos na sua casa e harmonizá-los com o restante da decoração.
Escolha o vaso decorativo ideal
Antes de escolher o vaso ideal para cada espaço da casa, é preciso ter em mente se você quer harmonizá-lo com o restante da decoração ou destacá-lo, como uma peça contrastante propositadamente. As duas formas estão corretas, essa é apenas uma questão de gosto pessoal.
Por isso, olhe bem para todos os espaços da casa e escolha de acordo com os móveis, o seu estilo e o seu objetivo. Pense no tamanho, na forma, no material usado e nas cores. As próximas dicas vão clarear mais ainda essa decisão.
Preste atenção para o tamanho e à proporção
Se a ideia é a harmonizar com o restante da decoração, preste atenção para o tamanho do vaso. Ambientes pequenos exigem peças pequenas. Você pode espalhar alguns vasinhos de porcelana ou vidro com suculentas pela estante, aparador, rack, mesa de jantar e mesa de centro. No banheiro, um deles em cima da pia é o suficiente.
Em ambientes amplos, prefira vasos maiores com plantas altas ou volumosas. Também podem ser usados sozinhos em algum canto, mas somente se forem bonitos e bem trabalhados. Vasos de madeira, de cerâmica e de cobre ficam lindos nessa versão.
Use como divisória de ambientes
Você pode usar modelos grandes diretamente no chão para criar uma divisória e isolar um ambiente de outro. Fala isso com a sala de estar e a varanda, por exemplo. Coloque alguns vasos, um ao lado do outro, e deixe espaço para a passagem entre os cômodos, evidentemente.
Nesse caso, é preciso colocar alguma folhagem para ter uma parede verde e tornar o local mais agradável. O material escolhido pode ser aquele que mais combina com o estilo da sua decoração. Como já receberão destaque suficiente, o ideal é que sejam discretos nas cores.
Explore cores e formas
Aproveite a infinidade de cores e formas que existem no mercado e crie uma composição divertida. Você pode, por exemplo, adicionar vasos coloridos em contraste com uma parede sóbria e neutra.
Já os formatos podem ser os mais inusitados. Até uma lâmpada de vidro pode virar um minivaso. Os formatos arredondados combinam com decorações românticas. Já os quadrados e retangulares são minimalistas. Existem peças com diversas formas geométricas, em formato de animais, de frutas, entre outros.
Como dissemos, existem diversos tipos de vasos decorativos. Esse item pode fazer toda a diferença na sua decoração. Por isso, escolha com calma, pesquise referências, olhe modelos na internet e aproveite para usar a criatividade!
Outras peças que têm o poder de deixar a sua casa mais sofisticada são o candelabro e o castiçal. Confira 3 dicas para usá-los na decoração.