Organizar um coquetel pode ser a alternativa perfeita para quem quer realizar um evento, especialmente se for em menor tamanho e mais informal. Ele funciona muito bem para comemorações, encontros empresariais, inaugurações e até mesmo para casamentos.

Ao montar este tipo de evento algumas coisas devem ser levadas em consideração como a escolha dos convidados e do local.

É muito comum acharem que montar um coquetel pode ser difícil e trabalhoso, por isso, fizemos este post com algumas dicas de como fazer um coquetel e deixar este processo mais prazeroso e divertido. Confira.

Defina seu objetivo

O primeiro passo a ser seguido ao realizar este tipo de evento é definir seu objetivo, para isso deve-se resolver se é uma comemoração, encontro empresariai, inauguração ou exposição.

A definição do objetivo ajuda a resolver também se o evento é mais formal ou informal. Inaugurações, por exemplo, tendem a ser mais informais, enquanto festas de empresas costumam ter uma postura mais formal.

Faça a lista de convidados

Como qualquer outro tipo de celebração, ao organizar um coquetel deve-se montar uma lista de convidados. Para isso, separe um tempo e procure se informar sobre todas as pessoas que devem estar presentes no evento.

Para comemorações mais íntimas como casamentos e aniversários o ideal é convidar pessoas que fazem parte do círculo pessoal e de rotina. Já coquetéis de empresas, deve-se levar em conta colaboradores diretos e indiretos da instituição.

Escolha o local e a data

Para a escolha do local uma boa dica é levar em consideração o tipo de evento e quantidade de pessoas convidadas.

Coquetéis mais informais funcionam bem em restaurantes e barzinhos, caso a lista de convidados seja muito grande o melhor é alugar um espaço para eventos como salão de festas.

Já a escolha da data vai depender do organizador, finais de semana funcionam melhor pois todos costumam ter folga, mas em inaugurações, por exemplo, durante a semana pode atrair mais clientela.

Defina o cardápio

Caso opte por realizar o coquetel em bares e restaurantes, escolha locais onde o cardápio esteja relacionado ao tipo de evento. Dessa maneira, não precisa ficar se preocupando em contratar empresas externas.

Para coquetéis mais formais, um jantar pode ser uma boa opção para o cardápio. Comemorações como aniversários pedem comidas mais simples como petiscos, hambúrgueres e até mesmo pizza.

Escolha bebidas para fazer coquetéis diferentes

Para fazer jus ao nome do evento, coquetel, escolha bebidas e coquetéis diferentes, isso faz com que fique mais divertido e os convidados aproveitem mais. Um exemplo legal de bebida que pode ser feita é o Aperol Spritz.

Para esse drink você vai precisar de:

  • 150 ml de espumante prosecco;
  • 100 ml de aperol;
  • 50 ml de água com gás ou soda;
  • uma fatia de laranja;
  • gelo a vontade;

Para o modo de preparo basta adicionar todos os ingredientes em um taça estilo bordeaux, para enfeitar apoie outra fatia de laranja na beirada da taça.

Algumas bebidas podem ser feitas sem álcool como as batidas de frutas. O ideal é escolher o que servirá de acordo com o gosto e perfil dos convidados.

Enviar convites personalizados e oferecer um mimo são mais algumas dicas de como fazer um coquetel de sucesso.

Ao organizar este tipo de evento é necessário levar em consideração o gosto do convidado, dessa maneira, as chances de ocorrer algum problema e ninguém aproveitar são mínimas.

Agora que você já sabe como fazer um coquetel deu até vontade de montar um evento, não é? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para que todos possam ter acessos a dicas como essas.