Com a rotina cada dia mais corrida, perder horas com um forno a gás pode ser desanimador. Quem cozinha sabe como é frustrante ver um lindo bolo dar errado ou a carne demorar horas para corar.

Nesse cenário, o forno elétrico tem feito bastante sucesso — e um dos motivos é o fato de ele ser mais rápido e eficiente. O produto se destaca pela variedade de tamanhos, mas também pela precisão da escolha da temperatura, pela rapidez e pela qualidade no preparo das porções. Ou seja, esse utensílio oferece vários benefícios.

Se você já se convenceu a respeito dessa aquisição, sabe como escolher um forno elétrico que seja ideal para suas necessidades? Neste post, apresentamos algumas dicas importantes. Confira a seguir!

Quais são as vantagens de adquirir um forno elétrico?

São inúmeras as vantagens de ter um forno elétrico na cozinha, não importa qual seja o estilo de vida do usuário. Ele permite controle mais preciso de temperatura, aquece rápido, distribui o calor de maneira uniforme e vem com temporizador.

Os amantes da culinária podem se beneficiar muito com a variedade de temperaturas e a rapidez no preparo dos pratos. Um jovem casal pode esquentar refeições individuais rapidamente e manter a textura e o sabor de um alimento recém-saído do forno. Uma anfitriã pode fazer um delicioso jantar para os amigos em pouco tempo.

Há uma vasta gama de modelos, tamanhos e variações de temperatura. Características que, certamente, vão atender às necessidades de diferentes perfis. Entretanto, saber qual o modelo mais adequado é fundamental para aproveitar todas as vantagens desse utensílio doméstico tão versátil.

Como escolher um forno elétrico pelo tamanho?

A primeira coisa a fazer é definir o tamanho do forno elétrico de acordo com as necessidades do usuário. Para isso, observe a cozinha, o espaço disponível e o estilo de vida antes de comprar.

Um modelo pequeno, de 10 a 20l, é ideal para quem mora sozinho ou não cozinha muito. Uma boa opção é o Gran Taste, da Oster: além de compacto, o modelo consome menos eletricidade e aquece mais rápido.

Já o tamanho médio, de 30 a 50l, pode ser o mais indicado para quem cozinha com frequência, quer preparar mais pratos ou mesmo utilizar travessas maiores. As opções maiores, de 60 a 90l, são as melhores para quem tem família maior ou cozinha mais vezes na semana, já que têm espaço interno considerável.

Como definir o modelo ideal?

Existem diversas opções disponíveis no mercado. Os mais comuns são os de bancada ou embutidos, mas a escolha certa depende do estilo da cozinha. Enquanto o forno elétrico de embutir é mais elegante e moderno, é necessário que haja um espaço reservado para ele no ambiente.

Já o modelo de bancada é mais prático, pois a instalação exige apenas uma superfície e uma tomada em que ele possa ser conectado. A vantagem é que ele é portátil e pode ser facilmente removido, a depender do tamanho.

Como fazer a instalação?

É muito importante ter atenção a alguns aspectos na hora de instalar o forno elétrico. Antes mesmo da aquisição, é preciso conferir a rede elétrica da cozinha, já que ela pode ser 110V ou 220V.

Além da segurança, ligar o forno na voltagem errada pode danificá-lo de forma permanente. Pergunte a um eletricista se a rede elétrica da residência suporta o utensílio. Algumas vezes, é necessário fazer adaptações para utilizar o aparelho.

E a marca importa?

Como em qualquer compra, é importante escolher uma marca confiável para evitar dores de cabeça no futuro. Na maioria das vezes, compensa investir um pouco mais e garantir a aquisição de um produto durável e de alta qualidade.

Agora que você sabe como escolher um forno elétrico, já pode ir às compras. Entre em contato com a gente para saber mais sobre nossos serviços de vendas on-line e de listas de casamento.