Quando vamos realizar um evento ou receber amigos e parentes em casa, queremos sempre agradar e fazer tudo da melhor maneira possível. As regras de etiqueta costuma funcionar nesses momentos e a utilização de tipos de taças específicos para cada gênero de bebida e ocasião contribui para que sua recepção seja um sucesso.

Entretanto, muitas pessoas pensam que isso pode ser trabalhoso demais, mas algumas dicas simples e práticas tornam tudo mais fácil.

Por isso, criamos este post especialmente para ajudar você a conhecer cada taça. Quer entender mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura!

Taça de água

Por não ter um sabor que possa ser alterado com o tempo, a água pode ser colocada em qualquer tipo ou modelo de taça: com haste ou sem, maior ou menor.

Preferencialmente, ela deve ser transparente e a única regra é que essa bebida seja servida à esquerda do vinho na mesa, afinal, ela serve para limpar o paladar.

Taça de vinho e espumante

Existem diversos modelos e tamanhos específicos de taças para vinho, cada uma com sua peculiaridade. As de bojo e fino — comumente conhecidas como taças flute — são reservadas para espumante.

A haste longa impede que o calor das mãos entre em contato com o líquido. Para realçar os sabores e aromas do vinho tinto, o oxigênio deve entrar em contato com a bebida, dessa maneira, o bojo deve ser mais aberto e arredondado.

Já as taças com haste longa, corpo comprido e estreito são ideias para vinhos brancos. Como deve ser consumido gelado, o tamanho impede que haja contato com o ambiente, o que mantém a temperatura.

Taça licor e degustação

Por ser uma bebida que deve ser degustada e ingerida em pequenos goles, o licor e bebidas de degustação devem ser servidos em taças de pequeno a médio porte. Assim é servido em menor quantidade.

Copos e taças para cerveja

Existem diversos tipos de copos e taças para cerveja. Cada um deve ser usado de acordo com o tipo de bebida e ingredientes. O ideal é que a boca seja larga e a haste mais estreita, pois esse modelo impede que o líquido esquente.

Canecas também são ideais para esse propósito, especialmente para chopp.

Taças para coquetel

Esse tipo de bebida deve ser servida em taças com haste longa e boca mais aberta, assim o drink pode ser degustado apropriadamente e não perde a temperatura mais baixa, indicada para consumo.

Bebidas como conhaque e whisky são servidos em copos de boca larga, dessa maneira podem ser adicionadas pedras de gelo. Já o copo de dose é ideal para shots, por serem ingeridos em um gole, quanto menor o copo melhor.

Na hora de escolher os tipos de taça ideal para cada ocasião, deve-se sempre considerar a bebida que será servida, se ela deve ser degustada mais lentamente e a temperatura ideal.

E aí, gostou de saber mais sobre quais tipos de taça escolher para cada ocasião? Pretende fazer uso dessas dicas? Aproveite e assine nossa newsletter para receber outros conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail!