O ensaio pré-casamento é um momento de celebração da história do casal e uma preparação para a vida a dois que começará em seguida.
Para se assegurar de que esse seja um momento inesquecível, é conveniente planejar com antecedência e escolher profissionais com os quais você se sinta confortável, bem como lugares e elementos que sejam especiais e significativos para você.
Como essa é a primeira vez que a maioria dos noivos se vê diante de uma situação em que precisa fazer um ensaio fotográfico, separamos 8 dicas sobre o que você precisa saber para planejar esse passo tão importante dos preparativos para o casamento!
1. Contrate um fotógrafo que faça você se sentir confortável
O passo mais importante para que seu ensaio pré-casamento seja tão incrível quanto você imagina é escolher o fotógrafo certo.
Veja o trabalho de fotógrafos diferentes, escolha seus favoritos e converse com eles. Exponha suas ideias e escute o que eles têm a dizer. Depois, pense bem para analisar e decidir qual vai contratar.
É importante que os noivos se sintam confortáveis com o fotógrafo escolhido. Pode ser interessante que seja o mesmo que fará as fotos do casamento. Desse modo, o ensaio serve para que o casal e o fotógrafo se conheçam melhor e, quando chegar a hora do casamento, todo o processo de fotografar será ainda mais natural.
2. Selecione lugares que sejam especiais
Fotos na praia e no campo são lindas, mas se o casal não gosta desses lugares, as fotos podem não se mostrar uma boa recordação.
Se a ideia do ensaio pré-casamento é contar um pouco da história do casal (seja para guardar como lembrança, seja para usar como parte da decoração do casamento), as imagens precisam ter um significado especial.
Os lugares ideais serão sempre aqueles que significam algo para os noivos: onde se conheceram, onde foi feito o pedido de namoro ou de casamento, um local para onde sempre vão juntos ou mesmo um lugar ao qual sempre sonharam ir juntos.
O ensaio pré-casamento é uma celebração do noivado e de tudo que passou na vida do casal até ali. Quanto mais representativo for desse início de vida a dois, mais especial e significativo será para ver e se emocionar nos anos de casados.
3. Vista-se confortavelmente e como você mesma
A menos que os noivos optem por um ensaio pré-casamento temático, que exija fantasias para compor as fotos, o ideal é que se vistam como eles mesmos.
Mas calma, isso não significa optar pelo pijama de assistir TV no domingo à tarde ou pela roupa de ir trabalhar! Mas, sim, respeitar o estilo de cada um na hora de escolher o figurino.
É como se arrumar para o primeiro encontro: pode até ser que você compre uma roupa nova só para isso, mas você sempre escolhe uma que combine com seu estilo e realce as suas qualidades; e não uma que faz você parecer alguém que você não é.
Outra dica importante é escolher roupas atemporais. Lembre-se que essas fotos vão durar para sempre e que poderão até ser passadas de geração em geração. O que está na moda hoje pode parecer horrível no próximo ano. Escolha roupas clássicas, que você saiba que achará lindas sempre, independentemente da última tendência da moda.
4. Aposte em uma maquiagem natural
A maquiagem é fundamental para o ensaio pré-casamento porque uma boa câmera profissional mostra absolutamente tudo. As noivas devem optar por um look mais natural, clássico e atemporal.
Mas devem lembrar que a maquiagem para foto sempre é mais forte que a maquiagem do dia a dia, pois parte da maquiagem desaparece quando a pessoa é fotografada.
Ou seja, se você usar a mesma quantidade de produto que usaria no dia a dia, pode ser que a maquiagem fique apagada e não saia do jeito que você pensou nas imagens.
Se for contratar alguém para fazer sua maquiagem, se assegure de conhecer o trabalho do maquiador anteriormente. Se possível, contrate alguém que tenha experiência em maquiar para esse tipo de sessão fotográfica.
E não é só a noiva que usa maquiagem: é muito provável que um maquiador profissional utilize o pó para reduzir a oleosidade da pele do noivo para participar das poses e registrar as imagens.
5. Comece a fotografar antes do pôr do sol
Ensaios pré-casamento não costumam durar o dia todo. Por isso, é importante falar com o fotógrafo com antecedência e escolher o melhor horário para o local onde as fotos serão tiradas, garantindo a iluminação ideal.
A maioria dos casais e dos fotógrafos prefere começar o ensaio no meio da tarde. Assim é possível fazer fotos com a luz do dia, ao pôr do sol e até mesmo ao anoitecer.
6. Não exagere na produção
Você vê casais andando pela rua com balões em formato de coração ou vestidos de branco na praia no dia a dia? Esses elementos e outros acessórios que tenham relação com a história do casal podem ser usados para dar um toque especial às fotos, mas sem exageros.
A produção deve ser uma garantia de que o ensaio seja uma representação perfeita do casal, mostrando a personalidade dos dois, e não um anúncio de revista. Vocês podem utilizar itens que façam parte da rotina do casal ou componham a rotina de trabalho, por exemplo, entre outras ideias.
7. Não se assuste com o tempo
Não deixe um imprevisto climático estragar o seu momento. Se estiver nublado ou chovendo no dia do seu ensaio pré-casamento, não se desespere nem cancele tudo. Fale com seu fotógrafo, e ele seguramente saberá como aproveitar o clima romântico que pode ser criado em dias assim para que suas fotos saiam lindas.
8. Não deixe tudo para a última hora
Para que você possa seguir todas as dicas anteriores, nossa última dica é talvez a mais importante: planeje seu ensaio pré-casamento com antecedência. Você pode evitar muitos imprevistos ou ter uma margem de tempo maior para lidar com eventuais contratempos.
Tome seu tempo para escolher bem o fotógrafo, os locais e o figurino, assim como os demais profissionais que se envolverão no processo, como maquiadores e cabeleireiros.
Tenha cuidado também ao escolher o dia para o ensaio: escolha sempre uma data com, pelo menos, dois meses de antecedência (ou mais, se as fotos estarão nas caixas e convite dos padrinhos ou para o seu Save the Date). Assim é possível reprogramar as coisas, caso surja algum problema. E também há tempo para a confecção dos elementos de decoração do casamento que usem as imagens do casal.
O ensaio pré-casamento não pode ser visto como uma obrigação ou como mais um item com o qual os noivos precisam se preocupar. É importante que os noivos se divirtam durante todo o processo, para que ao final do dia voltem à casa não apenas com fotos bonitas, mas também com momentos incríveis para recordar desse começo de vida juntos.
E você, gostou das nossas dicas? Então, compartilhe esse conteúdo nas redes sociais para que mais casais acertem no ensaio pré-casamento!