Decidir quais utensílios domésticos serão comprados, diante das inúmeras opções que podemos encontrar hoje no mercado, não é tão simples. Por isso, é comum que os recém-casados tenham muitas dúvidas na hora de escolher o melhor modelo de panela para sua casa nova.

É claro que o preço influencia na decisão, mas é preciso refletir primeiramente sobre o custo-benefício e a qualidade dos produtos antes de fazer a sua escolha definitiva.

Você está prestes a se casar ou acabou de se mudar para seu novo lar com o amor de sua vida? Então, este post vai responder os questionamentos que podem surgir na hora de escolher o melhor modelo de panela. Continue a leitura para saber mais!

Os principais modelos de panelas para sua casa

A caçarola

Esse modelo de panela é fundo e costuma ter duas alças nas laterais. Sua altura corresponde ao seu diâmetro e suas bordas também são altas. É possível encontrar essa peça fabricada em diferentes materiais, como em cerâmica, aço inox, ferro, entre outros.

A caçarola é um utensílio bastante indicado para a preparação de ensopados, guisados, cozidos e também risotos.

A minicaçarola ou cocotte

A versão miniatura da caçarola é muito charmosa e pode ser coloca diretamente sobre a mesa para servir porções individuais de alimentos. Também conhecida como cocotte, esse é um tipo de panela que pode ir ao forno, além de ser muito utilizada na França e por chefs profissionais.

O caldeirão

O caldeirão, à primeira vista, pode ser muito parecido e confundido com a caçarola, mas sua principal característica é a profundidade. Esse modelo de panela pode ser facilmente encontrado em inox, ferro, alumínio, barro e até vidro.

Por ser uma panela de maior fundura, é indicada para a preparação de alimentos que precisam de muita água ou que tenham muito caldo — feijoada e sopas, por exemplo.

A panela com cabo

Quem já preparou um alimento que precisa ser mexido constantemente —  brigadeiro, mingau e outras delícias — sabe a diferença que o cabo faz em uma panela. Ele é importante para que você consiga deixá-la firme, enquanto mexe a comida com a outra mão.

Normalmente, essas panelas têm diâmetro menor — fator que reduz a evaporação da água — e são ideais também para a preparação de diferentes molhos.

Além disso, como vários dos alimentos preparados e mexidos com frequência tendem a grudar no fundo do recipiente, é interessante que esse modelo tenha a superfície antiaderente, pois isso evita o uso de óleo em grandes quantidades, o que também representa um ganho incrível para a saúde do casal.

A panela de pressão

Quando as pessoas escutam falar em panela de pressão, logo ficam um pouco espantadas. É normal exibir esse receio, devido aos modelos mais antigos que, se não fossem manuseados com cuidado e atenção, poderiam causar acidentes.

Hoje em dia, no entanto, essas panelas já são equipadas com dispositivos de segurança muito eficientes e podem ser um verdadeiro ganho para você na cozinha!

Elas podem ser encontradas na versão antiaderente, feita em alumínio e polida. São ideais para preparação alimentos que demandam mais tempo no fogo, como o feijão e as carnes mais duras. Cortes de carne como o lagarto, músculo, acém e a costela, ficam incríveis na panela de pressão.

O resultado é mais rápido e tudo fica uma delícia.

A espagueteira

É uma peça mais alta, que pode ser usada para cozinhar massas mais alongadas, como o espaguete.

Normalmente, a espagueteira tem alças e uma tampa especial, com furos, que facilitam na hora de deixar a água escorrer, sem deixar cair nada que está dentro da panela.

O modelo pode ser encontrado com divisões internas, o que facilita ainda mais a vida de quem deseja preparar diferentes tipos de massa ao mesmo tempo, sem que elas se misturem.

A frigideira

A frigideira é uma panela mais fina e que esquenta bem rápido os alimentos quando levados ao fogo. Ela permite que eles fritem por fora e fiquem cozidos por dentro, ou seja, bem crocantes.

Esse modelo de panela pode ser aproveitado para muitas receitas, com diferentes alimentos —  do ovo frito ao omelete, além de filés de peixe, panquecas, batatas fritas, entre outros.

É outra peça conveniente para sua cozinha, mais ainda se for adquirida em sua versão antiaderente, que economiza no uso do óleo e evita que os alimentos grudem no fundo da panela.

As frigideiras podem ser encontradas em aço inox, alumínio, ferro e cerâmica.

A wok

Você sabia que também existe uma frigideira com tampa? Trata-se da wok. Esse tipo de panela é um pouco mais profundo e pode ser usado tanto para fritar alimentos como também para refogar — justamente pela maior profundidade em relação à frigideira sem tampa.

O wok é ótimo para o preparo de receitas orientais, como o yakisoba. O formato arredondado faz com que o calor seja distribuído uniformemente.

As vantagens e as desvantagens entre os materiais das panelas

Vale dizer que cada material — seja alumínio, inox, cerâmica e outros —  tem características próprias que devem ser consideradas no momento da escolha da sua panela.

As panelas de alumínio

Por exemplo, as panelas de alumínio são resistentes, práticas e leves, o que facilita o manuseio na hora de cozinhar e no momento de lavar também. Em compensação, elas não duram muito tempo como algumas peças feitas em outros materiais.

As panelas de aço inox

Já as panelas de aço inox são mais resistentes à corrosão e, por isso, costumam ser mais caras que as de alumínio.

O aço inox também auxilia na distribuição do calor por igual, porém, não é indicada para os alimentos que esquentam muito rápido, pois eles podem ser queimados mais facilmente.

As panelas antiaderentes

As peças antiaderentes são as queridinhas de muita gente por não deixarem que os alimentos grudem em sua superfície e por serem muito mais fáceis de limpar.

Sua eventual desvantagem é que elas riscam e perdem o seu revestimento especial — de teflon ou outro material —  muito rapidamente, se não forem bem cuidadas.

As panelas de cerâmica

Se o assunto é beleza, as panelas de cerâmica saem na frente. Elas também são ótimas para reter calor e são fáceis de limpar. Trazem um visual rústico que proporcionam encantos mil quando vão à mesa. Sua desvantagem está mesmo no preço, já que costumam ser mais caras.

As panelas de ferro

Se você não tem problema com panelas pesadas, pode considerar a compra de panelas de ferro. O manuseio pode ser difícil, mas elas fazem bem à saúde e é bem difícil queimar os alimentos com elas.

Agora que você conhece todos esses modelos e sabe quais são os usos e recomendações, certamente ficará bem mais fácil escolher o melhor modelo de panela para sua casa.

E aí, gostou do post? O que acha de explorar e conhecer os produtos do nosso site? Conheça as panelas Ordini!