Quem está cuidado dos preparativos para o grande dia sabe que a escolha do menu é muito importante, além de um grande desafio. Afinal, é desejável que seus convidados se divirtam, se encantem com a festa e, é claro, bebam e comam muito bem.

Para que o tudo funcione, é necessário ter atenção a alguns detalhes e ao bom senso. Ninguém quer servir um jantar de três pratos em um coquetel, por exemplo. Por isso, reunimos aqui alguns itens que precisam ser avaliados para acertar na escolha do seu cardápio para casamento. Confira!

Defina o horário antes de pensar no cardápio para casamento

Antes de tomar decisões sobre o que será servido no dia da cerimônia, você deve definir o horário da festa. Isso é muito importante, pois o cardápio pode variar muito a depender de fatores como o momento e o local do evento.

Se for na parte da manhã, você pode servir um brunch ou almoço. Se a estação em que vai ocorrer for o verão, o dia costuma ser bem mais quente. Portanto, você deverá selecionar pratos mais leves para oferecer aos convidados.

Se a festa for no período da noite, costuma ser mais apropriado servir um jantar. Entretanto, ao final da tarde, um coquetel cairia muito bem. Tenha cuidado ainda com a duração do evento. Se for muito longo, uma boa ideia é servir petiscos antes do jantar principal.

Avalie o estilo da festa

O estilo do evento é fator determinante para a elaboração do cardápio para casamento. Afinal, tudo precisa estar em perfeita harmonia, certo? As cerimônias mais formais costumam estar associadas a jantares elegantes e sofisticados. Se a festa for na parte da tarde ou você apostar em um evento mais informal, está tudo bem com a ideia de servir canapés, salgados ou montar mesas de frios; enquanto um jantar sentado pediria comidas mais elaboradas.

A decoração da festa pode influenciar ainda mais. Um almoço tropical combina mais com frutas e drinks coloridos, por exemplo. Mas uma cerimônia praiana ficaria muito bem acompanhada por frutos do mar e peixes também. Evite alimentos pesados no calor e procure harmonizar bem os pratos com as bebidas.

Respeite o número de convidados

Normalmente os buffets cobram seus serviços de acordo com o número de convidados. Dessa maneira, a quantidade de comida e bebida é calculada para suprir às necessidades do volume de pessoas que a festa comportará. Entretanto, é bastante comum que os noivos chamem algumas pessoas a mais, geralmente contando com a ausência de um ou outro convidado.

É importante evitar essa prática. Não há nada mais desagradável do que ver que seus convidados foram embora com fome porque não havia o suficiente para todos. Solicite a confirmação de presença com certa antecedência e só assim convide outra pessoa para ocupar o lugar de quem não for ao casamento.

Selecione um fornecedor de qualidade

Depois de avaliar todos os fatores relacionados nos itens anteriores, você precisa se certificar de que um bom fornecedor dará conta do recado. Ele precisa ser pontual, completo e entregar tudo conforme contratado.

Logo, não tenha pressa de pesquisar as melhores opções, buscar referências e investigar os trabalhos anteriores das empresas. Desde os copos, pratos e talheres até as receitas que serão servidas. Tudo precisa funcionar bem. Questione sobre a higiene e conservação dos alimentos que serão servidos no dia do evento. O casamento precisa ser lembrado com alegria, não porque algum convidado passou mal.

Por fim, é interessante pedir um menu degustação. Assim você saberá exatamente o que será servido no dia e vai acertar também na seleção dos seus pratos e quitutes preferidos.

Embora a tarefa de criar um cardápio para casamento seja repleta de detalhes, um bom profissional pode te ajudar muito. É só não se esquecer de avaliar o horário e estilo da cerimônia, assim como a quantidade de convidados. Certifique-se de que a empresa contratada dará conta do recado e pronto: é só aproveitar.

Já escolheu o seu cardápio para casamento? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a selecionarem o delas.