O álbum com as fotos do casamento é uma recordação da qual ninguém abre mão. E quando essa peça tão fundamental é feita artesanalmente com a cara dos noivos, melhor ainda. Estamos falando do scrapbook para casamento.

O termo scrapbook, tão conhecido pelos brasileiros, foi emprestado do inglês e significa “livro de recortes”. De fato, trata-se de um álbum feito com recortes de papel que guarda as melhores memórias das pessoas, como se fosse um livro das suas vidas.

Além de fotografias, ele pode incluir mensagens de familiares e amigos para o casal, lembranças do casamento ou do relacionamento, cartas, cartões, ou e-mails trocados entre os noivos e outras coisas importantes. Isso torna a peça muito especial e única.

Que tal produzir o seu próprio scrapbook de casamento? Veja o passo a passo a seguir.

Defina um estilo

Antes de sair recortando papel, defina o estilo que você quer adotar. Será romântico, descolado, com algum tema que tenha relação com o casal? Por exemplo: se você e seu par são fãs de filmes de ficção científica, podem usar esse gosto em comum para criar um álbum alusivo ao universo intergaláctico! Legal, não é?

Faça uma pesquisa de imagens no Pinterest, busque referências de outros modelos e salve para usar como inspiração. Não será uma cópia, pois seu álbum é exclusivo, mas ver outros trabalhos ajuda a ter um ponto de partida.

Selecione os materiais

Papelarias e lojas de artesanato têm uma infinidade de materiais que podem ser usados na técnica do scrap. O principal deles, claro, é o papel, que será a base de todo o livro. Por isso, deve ter boa qualidade e ser de uma gramatura resistente.

Existe um tipo de papel especial para scrap que é encontrado facilmente em qualquer loja especializada, até mesmo na internet. Ele tem cores e estampas variadas, tantas que fica até difícil escolher. Você vai precisar também de um papel paraná ou cinza, mais grosso, para a capa.

Além dos papéis, tenha em mãos:

  • tesoura e/ou cortador circular;
  • cola branca;
  • rolo de espuma para espalhar a cola;
  • lápis;
  • caneta hidrocor;
  • régua;
  • adesivos que combinem com o estilo escolhido;
  • fitas adesivas decoradas ou fitas de cetim para criar molduras e detalhes;
  • fita dupla-face para fazer bolsos;
  • furadores de papel dos desenhos que você preferir;
  • fotos e outros itens pessoais.

Essa é uma lista básica, mas você pode acrescentar botões, elásticos, carimbos e o que mais a sua imaginação permitir.

Monte o scrapbook

Para montar o scrapbook comece estruturando as páginas. Tire as medidas para garantir que as fotos vão caber e dobre o papel ao meio ou recorte do tamanho desejado. Depois, você deve dar mais estrutura para as páginas colando um papel no outro.

Na medida em que vai criando o álbum, inclua bolsinhos para guardar cartões e outras lembrancinhas e os detalhes como adesivos e molduras. Escolha as melhores fotos e a ordem em que vão aparecer.

Você pode começar com o ensaio pré-casamento e montar o álbum previamente para circular durante a festa, depois você só adiciona as fotos do dia. Solicite que as pessoas que vocês amam deixem mensagens nos espaços em branco. Quanto maior o envolvimento de todos, mais especial será o resultado.

Vale procurar ideais em vídeos explicativos disponibilizados na internet. Mas use a criatividade para deixar o seu scrapbook para casamento com a personalidade do casal. Faça uma surpresa para o seu par com esse presente produzido por você ou peça que ele ajude na confecção.

Gostou deste artigo? Então, curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outras dicas para o seu casamento.