Alguns itens podem trazer mais charme e sofisticação para os ambientes, e um bom exemplo disso são os centros de mesa. Quando a sua mesa não está em uso, como entre os momentos das refeições, ela pode abrigar itens que deixam o espaço mais bonito e muda bastante o visual do cômodo em questão.

Se você concorda que esse tipo de detalhe faz toda a diferença no ambiente, é hora de se entregar ao charme dos centros de mesa. Quer saber quais seriam os tipos mais conhecidos e como usar esses artigos muito graciosos na decoração? Continue a leitura deste post!

Quais são os tipos de centros de mesa?

Os centros de mesa são todos iguais? É claro que não! Os diferentes tipos de centro de mesa podem entregar estilos variados e muita personalidade ao ambiente. Confira alguns dos principais tipos desse lindo artigo de decoração que separamos para você.

Centro de mesa de cristal

Nada mais sofisticado e elegante do que o cristal para compor o visual de qualquer ambiente. Se você deseja valorizar o lugar e dar um toque de glamour para a sua mesa, pode investir sem medo em um centro de mesa de cristal.

Esse item decorativo é considerado mais nobre e tem tudo a ver com as mesas nas salas de jantar. Ficam muito bonitos sozinhos ou combinados com outros objetos, como velas e flores.

Centro de mesa de porcelana

A porcelana é outro material delicado, que confere elegância e deixa a sua mesa mais bonita. Quem prefere o estilo clássico ou mesmo o romântico pode optar por um centro de mesa feito nesse material. Pode ser um vaso, uma tigelinha ou mesmo uma garrafa de porcelana.

Centro de mesa de metal

Quem adora a modernidade e o estilo de decoração mais contemporâneo, pode preferir um centro de mesa feito de metal, mas esse material também pode fazer parte de uma composição mais rústica — basta escolher elementos como cestinhas de metal para harmonizar com a sua mesa.

Centros de mesa feitos de madeira

A madeira é um material rústico e aconchegante, que também confere uma atmosfera romântica e delicada ao ambiente. Remete às casas de campo e pode muito bem ser combinada com folhas e flores.

Um bom exemplo de centros de mesa de madeira são os terrários. Eles são delicados e comportam as plantinhas de maneira graciosa.

Como usar os centros de mesa na decoração?

Não só as mesas de refeições merecem um centro de mesa: as pequenas também podem receber esse tipo de elemento. A dica é balancear os tamanhos, as cores e os materiais para fazer as melhores combinações, tudo sem exagero.

Confira as dicas e saiba como usar os centros de mesa na decoração do seu ambiente.

Explore as cores

É possível escolher centros de mesa coloridos, independentemente do material que for selecionar. Eles podem ser feitos em vidro colorido ou receber pinturas sobre os materiais, como no caso da porcelana e da madeira.

O bom uso das cores pode marcar sua individualidade e originalidade no ambiente, além de expressar os seus sentimentos. Se você pretende decorar a mesa da cozinha, por exemplo, vale a pena investir em cores quentes que remetam à fome e ao calor, como tons de vermelho, laranja e amarelo.

Na mesa da sala de jantar, as cores podem ser mais sóbrias ou mais divertidas. Tudo vai depender da composição que você deseja e das cores presentes no ambiente em que o centro de mesa ficará.

Misture materiais e texturas

A mistura de texturas e materiais diferentes é uma forma divertida e sofisticada de compor a sua decoração. Um centro de mesa, por exemplo, pode ter a base de madeira e laterais em outro material, como o cristal.

O metal também pode fazer boas composições com o vidro, e o resultado poderá ser mais moderno ou mais rústico, dependendo dos detalhes dos materiais.

Faça combinações com flores e frutas

Alguns centros de mesa ficam muito mais charmosos se receberem outros itens para ajudar na composição. Garrafas, vasos, caixinhas e outros formatos podem ficar ainda mais bonitos se forem bem preenchidos em vez de ficarem vazios sobre o móvel.

As flores são sempre opções românticas e delicadas para os ambientes, e podem ser as responsáveis pelas cores escolhidas para o elemento em questão. O mesmo serve para as frutas. Essas, por sua vez, podem entregar um resultado mais moderno e clean para o ambiente. Juntas, frutas e flores são uma opção repleta de frescor.

Como escolher o centro de mesa ideal?

Ainda está com dúvidas para fazer a escolha do centro de mesa ideal para o seu centro de mesa? Então preste atenção nas orientações que separamos abaixo:

Considere o estilo da decoração do ambiente

O ambiente escolhido para receber o centro de mesa certamente já tem algum estilo de decoração. É importante que ele seja respeitado, de forma que a peça escolhida não prejudique o todo ou que o centro de mesa acabe se tornando um elemento “perdido”.

Avalie o tamanho e o formato da sua mesa

Se a mesa for pequena, evite escolher centros de mesa muito grandes. O contrário também é válido: mesas muito extensas devem receber centros de mesa maiores. Observe também o formato da sua mesa: se é redonda, quadrada ou retangular. Com essas informações fica mais fácil harmonizar melhor os elementos.

Leve em consideração o seu gosto pessoal

Como você certamente já sabe, todo elemento decorativo reflete um pouco da sua personalidade — e do estilo da casa. Por isso, mesmo com todas essas dicas, não deixe de lado o seu gosto pessoal na hora de escolher o centro de mesa.

Escolha peças de boa qualidade

Por último, mas não menos importante, é fundamental que você selecione peças de boa qualidade para decorar os seus ambientes. Caso contrário, o resultado passará longe de ter um artigo charmoso e sofisticado, não é mesmo?

Materiais de boa qualidade apresentam acabamentos benfeitos e duram por muito mais tempo — se limpos e conservados em bom estado.

Quer deixar a sua casa mais bonita e organizada com os centros de mesa? Então vale a pena contar com a facilidade da internet para descobrir o que você prefere. Você encontrará diferentes modelos de centros de mesa para deixar o seu ambiente um verdadeiro charme!

Para conhecer lindos elementos decorativos como os centros de mesa, que tal visitar o site da Ordini?