Fiquei noiva! E agora? Sem dúvida, essa é a primeira pergunta que muitas noivas se fazem após receberem o tão sonhado pedido de casamento.

Fazer um bom planejamento é o primeiro passo para que o seu grande dia não se torne um pesadelo. Porém, é comum que as noivinhas se sintam perdidas nessa etapa, afinal, são muitos fornecedores e detalhes para serem decididos em pouquíssimo tempo.

Mas fique calma! Apesar de ser intensa, a fase dos preparativos também é única e emocionante, por isso deve ser aproveitada pelo casal. Com as informações certas é possível organizar o casamento sem mistérios.

Não sabe pode onde começar? Não tem problema! Trouxemos este post com dicas para ajudar você no planejamento do dia mais importante da sua vida. Confira!

Defina o estilo do casamento

Agora que já ficou noiva, é hora de sentar com o seu amor e conversar sobre o estilo de casamento que vocês desejam.

Tomar essa decisão é fundamental para o direcionamento das próximas etapas. É com base no estilo da festa que alguns itens da cerimônia, como a decoração, local, buffet, vestido etc., serão escolhidos. É comum que os casais se sintam perdidos nessa etapa. Contudo, existem hoje diversas novidades e tendências para casamentos no mercado.

Por isso, vocês devem se perguntar qual estilo tem mais a ver com a personalidade do casal. Clássico ou descolado? Vai ser um festão ou uma cerimônia intima? Prefiro na cidade, praia ou no campo? Essas são algumas perguntas que ajudarão na tomada de decisões. Mas não se esqueça: é fundamental que o casamento agrade aos dois!

Determine o orçamento

Ter uma noção clara de quanto pode ser investido no casamento é fundamental para o sucesso dos preparativos.

A melhor coisa para um casal é começar a vida a dois sem dívidas ou sem ter a renda comprometida. Portanto, o ideal é que os noivos discutam sobre o valor que podem e querem gastar nesse sonho. Uma boa dica é colocar o salário dos dois numa planilha, bem como o valor gasto com contas fixas — e futuras — do novo lar.

Também deve ser levado em consideração se os pais ajudarão financeiramente ou se existe uma poupança para essa finalidade. Contabilize tudo e será mais fácil saber o que pode ser usado para pagar a festa.

Faça a lista de convidados

A lista de convidados é a etapa dos preparativos que costuma trazer mais dor de cabeça para os noivinhos. Sempre dá aquela vontade de convidar todo mundo para a festa, não é mesmo?

Porém, é importante ressaltar que a quantidade de convidados influenciará nos demais itens do seu casamento. Um mini wedding, por exemplo, é considerado uma cerimônia intima. Portanto, não faria sentido convidar muitas pessoas para esse tipo de festa. Já uma celebração maior exige um espaço com estrutura adequada para receber os seus entes queridos.

Mas você deve estar se perguntando: como começar a lista? Primeiramente, é preciso listar todas as pessoas que não podem ficar de fora do seu grande dia. Comece com os familiares e amigos mais próximos, caso algum deles não confirme presença, vocês podem incluir pessoas com quem não tenham tanta proximidade. Lembre-se também de deixar um espaço reservado para aquelas que ainda possam vir a conhecer. Até o dia do casamento seu círculo de amizades — e familiar — pode aumentar.

Marque a data

Para escolher a melhor data para o casamento é fundamental levar em consideração o local da cerimônia e a decoração. Se os noivos pretendem casar na praia, por exemplo, é melhor optar por um mês que não chova tanto.

Mas antes de pensar nas vantagens deste ou daquele mês, é preciso avaliar se ele tem muitos feriados ou datas comemorativas. Não tem nenhum problema marcar a data para dezembro, mas não seria uma boa ideia se ela fosse próxima do Natal ou do Ano Novo. Muitas pessoas viajam nesse período e poderiam deixar de comparecer à sua festa.

Outra dica é adequar a escolha da data com a viagem de lua de mel. Em meses de baixa temporada é possível encontrar pacotes de viagens com preços atraentes, além, claro, dos pontos turísticos estarem mais vazios. Nada melhor do que unir o útil ao agradável!

Contrate uma assessoria

É comum que as noivas já tenham imaginado o local ou a decoração antes mesmo de receber o pedido de casamento. Mas antes de fechar o contrato com os fornecedores, é preciso contratar uma assessoria.

A assessora de casamento tem a função de ajudar no planejamento, na escolha dos profissionais e na negociação do contrato. Por ser uma especialista no assunto, ela é a pessoa mais indicada para dar dicas sobre o que funciona ou não em cerimônias, bem como sugerir novas ideias.

Como se não bastasse auxiliar nos preparativos, esta profissional também garante que o casamento aconteça do jeito que os noivos planejaram. Impedir a entrada de penetras, verificar a montagem do salão ou se os convidados estão sendo bem servidos são algumas de suas funções. Nada melhor do que ter tranquilidade no seu dia!

Escolha o local

Independentemente de ser na cidade, no campo ou até mesmo num destination wedding, nesta etapa o importante é escolher o espaço adequado — e seguro — para a sua cerimônia.

Para isso acontecer, é preciso levar em conta a localização. Se optarem por casar em uma grande cidade, por exemplo, os locais da festa e cerimônia não podem ser muito distantes um do outro. Afinal, vocês não gostariam que os convidados ficassem presos no trânsito, não é verdade?

A segurança e infraestrutura também não podem ser deixadas de lado. Antes de fechar o contrato, verifique com atenção se o local dispõe de mobiliário, estacionamento, geradores, extintores de incêndio, dentre outros itens essenciais.

Não se esqueça também de conferir as licenças e alvarás de funcionamento. Dessa maneira, todos seus convidados estarão seguros e confortáveis para aproveitar a festa!

Como o pensamento “fiquei noiva” já não a desespera mais, você já pode começar os preparativos para o seu grande dia!

Que tal saber ainda mais sobre o assunto? Leia também o nosso post “4 dicas de como escolher os padrinhos de casamento” e torne sua cerimônia ainda mais inesquecível!