Nada melhor que ao servir um cafezinho, chá ou chocolate quente, ter uma xícara bonita e que imprima as melhores características de cada bebida, ainda mais quando recebemos visitas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos de xícaras e cada um funciona melhor com um líquido, assim como o material.

Pensando nisso, criamos este post especialmente para explicar quais são e como escolher o ideal para você. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais!

Base arredondada

Esse modelo de xícara tem como característica principal sua base arredondada e, por conta disso, os ângulos são mais suaves. É indicado principalmente para servir café expresso, pois nesse tipo de preparo a geometria da peça intervêm na apresentação e resultado da bebida.

Além disso — por conta de sua angulação suave — quando o líquido é despejado, a mistura que acontece no fundo se dá de modo mais harmônico, o que resulta em um café muito mais cremoso.

Boca larga

Quando se está em dúvida sobre qual xícara usar, a melhor aposta é a de chá. Por apresentar o formato evasê com a boca larga, pode ser utilizada para servir diversas bebidas. É uma ótima indicação para quem deseja apreciar o café, visto que facilita a percepção dos aromas.

Xícaras com boca estreita e menores tendem a prejudicar a experiência olfativa. Dessa maneira, esse modelo é ideal para quem pretende tomar a bebida rapidamente, pois tende a resfriar o líquido com mais rapidez.

Formato cilíndrico

A xícara de formato cilíndrico é a mais tradicional, aquela que costuma ser encontrada em todas as casas. No entanto, apesar de seu formato comum, esse modelo não funciona para qualquer tipo de bebida — o expresso que é mais encorpado, por exemplo.

Ela é ideal para o cafezinho caseiro, que é servido em menores quantidades e costuma ser mais leve.

Formato de cone

A xícara em formato de cone é ideal para bebidas mais cremosas como mocaccino, chocolate quente ou cappuccino. Por ter o fundo estreito e a boca mais larga, o modelo possibilita observar a consistência e cor do creme.

Além disso, é ótima para quem deseja a experiência olfativa do preparo.

Sem aresta

Esse detalhe de suma importância é comumente esquecido ao escolher xícaras. Para o preparo de bebidas mais encorpadas como o expresso, por exemplo, qualquer vinco pode atrapalhar a formação da crema. Por isso, para ter uma bebida de qualidade o ideal são peças sem arestas.

Ao escolhermos um modelo ou tipo de xícara, outra questão que deve ser levada em conta é o material. A xícara de ágata ou de vidro, apesar de ser muito bonita, não conserva a temperatura das bebidas.

As ideais são as de louça, porcelana ou vidro térmico, que ajudam a manter o líquido na temperatura certa. Ao escolher preste atenção aos formatos e bebidas que podem ser servidas com cada um, como explicado acima.

Agora que você já conheceu quais são os tipos de xícaras, analise as características de cada um e veja qual deles é o mais adequado para o que você consome.

E aí, gostou deste post? Aproveite e entre em contato conosco para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução para você!