Você sabe como fazer save the date? Ele é um pré convite para que seus convidados saibam a data do seu casamento. Afinal, eles também precisam se programar para essa data tão especial, garantindo que possam comparecer.
Continue com a leitura e saiba tudo sobre o save the date: o que é, por que fazê-lo, além de dicas valiosas de como fazer um pré convite perfeito. Acompanhe!
O que é um save the date?
Em uma tradução livre, significa “reserve a data”. É um pré convite ou anúncio informal do casamento. Ou seja, não substitui o convite tradicional. É apenas uma forma de avisar aos seus convidados quando e onde será a cerimônia do seu casamento.
Dessa forma, poderão se programar para a data com bastante antecedência, aumentando as chances de todos se fazerem presentes.
O save the date torna-se ainda mais importante quando se tem convidados que moram longe ou, ainda, quando o casamento for realizado em uma outra cidade.
Por que fazer um save the date?
Caso você não tenha feito uma festa de noivado ou tenha feito uma bastante íntima, o save the date divulga o casamento aos futuros convidados. Ainda, caso tenha noivado sem marcar a data, serve como um anúncio de quando será a celebração. Também permite que os convidados que virão de longe se organizem com a viagem e hospedagem.
Do mesmo modo, faz com que todos possam se planejar melhor para providenciar os trajes e os presentes. Além disso, você já recebe um feedback sobre a presença deles. Vale lembrar que não vale como a confirmação formal pedida no convite oficial.
Como fazer save the date?
Agora que você já sabe o que é um save the date, siga as dicas abaixo para criar o seu:
1. Envie no tempo certo
Não basta apenas saber como fazer save the date, também é fundamental enviá-lo no tempo correto. Ele deve ser entregue com 6 meses de antecedência para casamentos na mesma cidade e de 8 a 10 meses caso seja feito em outro destino.
2. Coloque informações indispensáveis
O pré convite deve ser simples e objetivo. Então, inclua somente as informações necessárias, tais como: sobre o que é o evento (no caso, o seu casamento), nome dos noivos, dia da cerimônia e a cidade onde acontecerá. Se achar que seus convidados não estão familiarizados com um save the date, vale acrescentar a informação de que o convite formal será enviado posteriormente.
3. Atente para a identidade visual
Mesmo sendo mais informal, é necessário que o save the date esteja alinhado à identidade visual do casamento. Então, inclua o monograma dos noivos e use a paleta de cores escolhida para sua cerimônia.
4. Abuse da criatividade
Mesmo seguindo o estilo da cerimônia, é possível soltar a imaginação para elaborar o save the date, já que ele é mais leve e informal. Vale utilizar fotos divertidas dos noivos, vídeo, ímãs de geladeira, mimos úteis, dentre tantas outras opções.
5. Use a tecnologia a seu favor
O envio do pré convite depende dos noivos, estilo do casamento e até do próprio formato do save the date. Uma das formas mais utilizadas é o save the date digital, que pode ser enviado por e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais. Assim, não há custos nem atraso no envio.
Ao seguir essas dicas, certamente você saberá como fazer save the date maravilhoso. É algo bastante simples, mas é uma forma gentil de deixar seus convidados se preparem com antecedência para comparecer a esse dia tão esperado.
Gostou deste post? Então compartilhe nas redes sociais para que seus amigos e familiares também aprendam tudo sobre o save the date!