A decoração de casamento rústico é uma das tendências mais procuradas pelos casais atualmente. Permite muitas possibilidades de personalização, tornando tanto a cerimônia quanto a recepção ainda mais próximas do que os noivos sonharam para esse momento.

A pegada campestre do estilo pede muitos elementos em madeira e cores em tons puxados para o marrom e bege. Que tal explorar essas possibilidades neste post? Confira nossa lista com 4 ideias bem criativas para que tudo fique lindo como planejado em seu casamento! Boa leitura!

Decoração de casamento rústico: explorando as possibilidades

Diferente dos casamentos mais modernos, as cores vivas não são o foco do casamento rústico. Leve tons mais sóbrios para sua cerimônia, como o cinza, branco, areia e bege. Para que o ambiente fique mais alegre e não tão sério, as flores podem carregar as cores necessárias para isso.

As rosas são bem indicadas pois combinam com facilidade com quaisquer outras. Prefira, entretanto, as flores próprias da estação que certamente terão um tempo maior de vida útil. Os girassóis são ótimas opções também, pois remetem muito bem ao clima bucólico e duram bastante depois de colhidos. Mas um aviso: nada de flores de mentira, ok? Afinal, em meio a tanta natureza, não fica legal ter muitos componentes artificiais, concorda?

Rusticidade: os elementos que você precisa

Para compor a decoração, fique atento a algumas dicas e elementos que não podem faltar para dar o tom rústico ao ambiente.

1. Móveis de madeira

Mesas e cadeiras precisam ser de madeira no casamento rústico. Podem ser antigas, em materiais de demolição ou restauradas, não tem problema. Mas evite o plástico a qualquer custo — ele não tem nada a ver com o ambiente orgânico que estamos criando!

Para servir os pratos quentes, a melhor opção é cerâmica ou porcelana. Remetem a antigos casarões de fazenda. Sem contar que o cristal para a decoração de casamento rústico fica bem melhor nas taças para servir um bom vinho tinto aos convidados do que no aparelho de jantar!

2. Potes e garrafas de vidro

Excelente saída para quem gosta de reaproveitar materiais e botar a mão na massa! Os arranjos feitos com essa técnica podem ter pequenos ramos de flores do campo, trigo e sementes. Ficam lindos como centros de mesa e também servem para ajudar a decorar o painel de fotos do casal e mesinhas de chá. Dá para fazer com praticamente qualquer tipo de pote ou garrafa de vidro. Basta ter imaginação!

3. Velas e castiçais

A iluminação fica bem personalizada com o acréscimo de velas e castiçais. Nunca saem de moda nos casamentos clássicos e servem para quase todas as cerimônias, pois são itens bens românticos. Podem iluminar tanto os centros de mesa quanto o altar com candelabros para dar ainda mais estilo.

4. Objetos icônicos

Muitos objetos nos conectam com o tempo em que foram criados, já reparou? É a hora de expor aquela velha vitrola ou gramofone da vovó, antigas luminárias ou arandelas de ferro batido e baús de madeira. Depois de limpos, esses objetos chamam muito a atenção e acrescentam um charme bem característico da ornamentação rústica!

E então? Viu como é bem possível organizar uma decoração de casamento rústico? O importante é que você consiga deixar impressa a identidade do casal nesse momento tão importante da vida dos dois! Lembre-se de que você pode contar sempre com a ajuda de amigos e familiares!

Para que você se inspire ainda mais na hora de planejar seu casamento, confira esse artigo em que falamos sobre outros estilos de decoração! Sempre vale a pena buscar mais referências, concorda? Até a próxima!